Por que apenas o antivírus não é capaz de proteger os dados

Category :
ameaça,antivírus,ataque,atualização,ciberataque,cibercriminoso,cibersegurança,dados,informacao,invação virtual,invasão,malware,NetSafe Corp,programa,Proteção,segurança,segurança da informação,sistema,software,solução,suporte técnico,vírus
Author :

Os antivírus foram os primeiros sistemas na proteção de dados e senhas e no apoio às correções das falhas de operação.  

Entretanto, nos dias atuais, esses programas já não são mais capazes de manterem seguras todas as informações de uma pessoa física, quiçá de uma corporação. 

O Gartner estimou a produção de 40 trilhões de gigabytes de dados — ou 2,2 milhões de terabytes diários — em todo o mundo em 2020.  

Ao passo que a tecnologia evolui, as técnicas utilizadas pelos ciberataques também são incrementadas. No início da internet, as invasões aos sistemas eram centralizadas e apresentavam o mesmo padrão de repetição.  

Agora, existem diferentes tipos de vírus, malwares e ataques direcionados a empresas, sistemas, pessoas físicas e dispositivos, por exemplo.  

Por isso, o que antes era a solução quando o tema era proteção, nos dias atuais não é suficiente para identificar, conter e responder às ameaças.
 

Quais são as dificuldades dos antivírus 

As técnicas aplicadas pelos cibercriminosos evoluíram e por que a área de cibersegurança da sua empresa não acompanhará? 

Veja, a seguir, 3 motivos:  

1. Pacote básico de proteção  

Alguns softwares de computação, como o Windows ou Apple, já possuem antivírus embutidos no sistema.  

Porém, o nível de segurança é baixo devido as soluções serem bem simplificadas, para apenas identificar alguns sites maliciosos e redes instáveis nos dispositivos. 

Segundo pesquisas do Relatório Estado dos Malwares, os computadores Windows foram ultrapassados pelo modelo Mac, da Apple, em relação a quantidade de ameaças detectadas.  

Esses programas de detecção básica identificam casos simples de malwares, enquanto os ciberataques estão cada vez mais descentralizados e desastrosos para quem é atingido.  

Um exemplo são malwares phishing, enviados via e-mail; os adwares, introduzidos pelas páginas de navegação; ou bots maliciosos, que infectam as máquinas e dispositivos.  

Atualmente, é muito difícil encontrar sistemas específicos para cada tipo de técnica, por isso, a recomendação é contar com um programa completo de cibersegurança que detecta e responde às ameaças. 

Leia também na NetSafe Corp: Ransomware, quais são os sinais de ataque? 

2. Ausência de atualização 

Como mencionado, a cada momento surgem novas famílias de malwares no mundo cibernético.  

De acordo com levantamentos da empresa de segurança digital AV-TEST, cerca de 350 mil novas ameaças digitais são detectadas todos os dias. 

Contar com um sistema que não opere em constante atualização significa não estar protegido às mudanças e estratégias das invasões virtuais.  

Isso porque banco de dados desatualizados impedem a identificação de ameaças contra os sistemas, eliminando a barreira de entrada dos cibercriminosos. Ou seja, é como não ter nenhum nível de proteção instalado no sistema.  

3. Falta de suporte  

Após baixar um antivírus, aparecerá uma mensagem de confirmação sobre a instalação para ser confirmada.   

Potenciais falhas operacionais, erros de programação ou funcionalidades instáveis são de responsabilidade dos usuários para a resolução dos problemas.  

Isso acontece porque as empresas não têm times especializados em cibersegurança para atualizar os sistemas e realizar as manutenções periódicas, bem como sanar as dúvidas e treinar — de forma básica — os colaboradores para a utilização mais adequada.  

Esse comportamento interfere diretamente o mal funcionamento do programa e ocasiona brechas por erros humanos, principalmente.  

Conte com um plano completo de cibersegurança  

Estar no meio digital significa estar sujeito a ameaças, vírus e ataques por todos os lados, seja para usuários ou empresas que operam virtualmente.  

É essencial estar preparado para evitar riscos e prejuízos de ataques à sua organização.  

Invista em um pacote completo de cibersegurança com soluções eficientes, atualizadas e com suporte técnico especializado para proteger a sua empresa. 

A Netsafe Corp é especialista em segurança da informação e oferece diversas funcionalidades que identificam, combatem e previnem ataques.  

Saiba mais sobre a Netsafe Corp e converse com um time que tem soluções específicas para a sua empresa.