Por que criar uma política de segurança de dados em sua empresa?

Category :
eficiência operacional,gerenciamento de acesso,hackers,proteção de dados
Author :

Uma política de segurança de dados é definida pelo conjunto de diretrizes, práticas e procedimentos que a sua empresa deve adotar para proteger informações e garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.  

Nela, é definido como os dados são coletados, armazenados, acessados e compartilhados, além de ser estabelecidas estratégias de medidas de segurança, como criptografia, autenticação, backup e gerenciamento de acessos. O objetivo é reduzir riscos de violações de segurança e vazamento de dados. 

A seguir, entenda 3 outras vantagens de criar uma política de segurança de dados para o seu negócio. 

Importância de criar uma política de segurança de dados 

Vale lembrar que a política de segurança de dados também garante a privacidade de informações dos clientes e o cumprimento das regulamentações de proteção de dados, como o GDPR (Europa) e a LGPD (Brasil) – de acordo com o estudo X-Force Threat Intelligence Index 2023, em 2022, a América Latina foi a 4ª região do mundo mais atacada por hackers.  

Reputação

Com uma política sólida de segurança de dados, a confiança dos clientes aumenta, assim como a de parceiros e possíveis investidores. Da mesma forma que acontece a fidelização no varejo, a credibilidade maximiza a reputação da sua empresa.

A NetSafe Corp, por exemplo, fornece suporte e privacidade para cerca de 500 clientes atualmente. A consequência é ser amplamente reconhecida por pela forte ênfase na segurança de dados.

Eficiência operacional

Além da óbvia segurança que a política traz aos dados confidenciais, as práticas bem alinhadas nos procedimentos melhoram a eficiência operacional.

Afinal, os funcionários passam a saber exatamente como lidar com os dados de forma correta e melhoram a qualidade do serviço, o que a ajuda a manter uma vantagem competitiva no mercado.
 

Continuidade de negócios

Tal política ainda garante a estabilidade após um eventual ciberataque. Seja com as plataformas já usadas pela empresa ou mesmo com diretrizes, é mais fácil recuperar a operação se existirem metas definidas desde sempre.

Com resiliência ao enfrentar desafios imprevistos – como desastres naturais e crises econômicas – graças a um sólido plano de continuidade de negócios que manteve suas operações funcionando de maneira ininterrupta, seu negócio ganhará um imenso destaque no mercado.
 

Por fim, a medida proativa de criar uma política de segurança de dados protege a sua empresa assim como seus ativos de informação. Além da garantia com a conformidade legal, há a construção da confiança diante do mercado e com stakeholders.