(11) 5504-9155 | (61) 3030-3333 | (81) 2122-3029​

Profissional de TI: sua importância no novo normal

Profissional de TI sua importância no novo normal

O novo cenário de atuação para o profissional de TI apresenta desafios e oportunidades. Isso, tanto para quem já trabalha como para quem deseja ingressar na área. Isso se deve aos avanços acelerados pela Transformação Digital. Eles impulsionam a criação de soluções interativas para negócios. Dessa forma, otimiza a experiência do usuário com aplicações práticas e seguras.

Neste contexto, o “novo normal” está relacionado diretamente ao que as empresas TI esperam dos profissionais. Portanto, estão direcionando suas atividades para o nível de excelência, algo que, consequentemente, exigirá competências específicas e multidisciplinares.

O novo profissional de TI e o novo normal

Diversos acontecimentos têm acelerado a Transformação Digital nas empresas. Além do próprio avanço da tecnologia, temos o desenvolvimento de aplicativos e o aumento do e-commerce são apenas alguns fatores.

Mas esse conceito ganhou força no primeiro semestre de 2020. Isso se deve em aos impactos da pandemia em todos os setores da sociedade. Como o isolamento foi implantado, empresas precisaram aplicar estratégias digitais para a continuidade dos negócios e segurança de seus colaboradores.

A importância da tecnologia é total nesse novo modelo que se configura. Contudo, especialmente para as empresas, as quais precisam manter seus sistemas seguros, confiáveis e interativos para gerar produtividade e negócios. Além disso, tornou-se inquestionável a importância do profissional de TI.

Mudanças na área de TI 

O setor de tecnologia está em constante mudança. Isso por conta do surgimento de novas ferramentas de trabalho, processos ágeis e serviços inovadores. Contudo, essa realidade tem exigido cada vez mais dos profissionais mais conhecimento, mais habilidades e mais criatividade. E isso  está ligado a um cenário de desafios e muitas oportunidades.

As fronteiras entre as áreas de negócios e tecnologia estão cada vez são mais tênues. Isso por conta da Inteligência Artificial, Data Science e IoT em ascensão. Além de todos esses fatores, temos a evolução constante de desenvolvimento de software, integração de sistemas e segurança, em processos mais dinâmicos.

Falando de mudanças e oportunidades no setor de TI, chegamos a um ponto fundamental de discussão: o perfil do profissional mais disputado.

As oportunidades para o profissional de TI

Toda profissão exige competências técnicas específicas. E essas são adquiridas com estudo, desenvolvimento de projetos, pesquisas, treinamentos e muitos outros processos.  Porém, é muito importante que além desse tipo de preparo, o profissional também busque aprender soft skills. Essas são habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.

Um soft skill extremamente importante para qualquer área: inteligência emocional. Então, saber lidar com as próprias emoções e usar a energia para algo produtivo são grandes diferenciais para o alcance de objetivos. Além disso,  a colaboração no trabalho em equipe e o estímulo da criatividade também são importantes. E, isso, também é fundamental para o profissional de TI.

Podemos destacar também  mais algumas que merecem atenção e investimento para alcançar oportunidades na área:

  • Pensamento analítico: capacidade de sugerir soluções e ideias inovadoras. Além de resolver problemas complexos por meio do raciocínio e da lógica.
  • Liderança: está relacionada ao poder de inspirar e ajudar os outros a se tornarem profissionais melhores. Dessa forma, o profissional assume responsabilidades e descobre potencialidades no trabalho em equipe.
  • Diversidade e inteligência cultural: respeito e compreensão sobre as individualidades de cada um, buscando uma aproximação de novas culturas e visões de mundo.

Mentalidade de crescimento, tomada de decisão, comunicação e adaptação. Essas são outras soft skills muito valorizadas em setores caracterizados pelo trabalho em equipe e que estão em constante evolução. Então, a área de TI se encaixa perfeitamente nesse cenário, não é mesmo?

Outra mudança muito significativa no novo cenário para profissionais de TI é o trabalho com squads remotos. Essa é uma forma de ampliar as possibilidades de produção com times formados por profissionais de cidades, estados e países diferentes, todos trabalhando nos mesmos projetos.

Prepare-se!

Por fim, algumas dicas para quem está se preparando para ingressar na área de TI:

  • Invista ao máximo em conhecimento: seja um profissional multidisciplinar e esteja disposto a aprender.
  • Cultura organizacional: entenda as diferenças de costumes como algo agregador e some ao time trazendo um pouco da sua bagagem acadêmica. Também em outras experiências no ambiente profissional.
  • Desenvolva a criatividade: a busca por profissionais criativos é cada vez mais intensa. Problemas todas as empresas têm e as soluções surgem de ideias inovadoras. Essas  nascem da vontade de fazer a diferença somada ao propósito de agregar valor ao produto ou serviço desenvolvido.

O novo normal exigirá mais entrega e busca do profissional por qualificação, preparo e adaptação às constantes mudanças do mercado. Mas, a pergunta é: você está pronto para isso?