(11) 5504-9155 | (61) 3030-3333 | (81) 2122-3029​

A evolução e utilidade da criptografia na segurança de dados

Por Waldo Gomes, diretor de Marketing e Relacionamento da NetSafe Corp

 

Peça fundamental no cenário da segurança de dados, a criptografia está evoluindo significativamente ao longo do tempo para solucionar desafios cada vez mais sofisticados. No mundo digital, o seu objetivo é garantir proteção contra qualquer tipo de ameaça. 

Com técnicas avançadas que dificultam a decifração por parte de invasores e proporcionam um ambiente mais seguro para transações online, comunicações e armazenamento de dados, a utilidade da criptografia vai além do sigilo de mensagens no mundo físico: ela preserva os direitos individuais de quem acessa a internet, independente do motivo.  

No cotidiano, a criptografia é vista por meio da segurança dos aplicativos de mensagens e e-mails. Já no mundo corporativo, ela assegura que apenas os destinatários pretendidos possam acessar as informações trocadas, promovendo um ambiente confiável para os gestores. 

Contudo, a evolução constante da era digital impõe novos desafios à criptografia, como o phishing, cibercrime que visa roubar informações confidenciais dos usuários, shadow credentials, que subtrai senhas, ou o ransomware, que se trata de um sequestro de dados.

Dessa forma, especialistas da área buscam incessantemente por métodos inovadores que resistam às capacidades avançadas desses computadores futuristas.  No universo corporativo, diversas empresas contam com uma nuvem pública, geralmente ligada à um sistema ERP remoto, de modo que dificulte o acesso cibercriminoso. 

Afinal, no mundo atual, não deixa de ser unânime a importância da defesa eficaz contra ameaças na internet – isso porque, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 5,3 bilhões de pessoas têm acesso à rede.  

Dessa forma, construir processos que deixam a comunicação entre as partes mais clara e protegida é uma peça-chave do mundo atual, principalmente quando falamos de trabalho híbrido e da integração de diversos atores nessas plataformas.