O foco está sendo nos smartphones pelo acesso a informações e aplicativos, como bancos digitais
A taxa de furtos de celulares está cada vez mais alta. Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), um celular é roubado a cada 12 minutos no estado do Rio de Janeiro.
Esse crime ganha ainda mais força quando há um espaço com muitas pessoas, como o Carnaval. Com o aumento nos furtos/roubos, a chance de quebrar as credenciais de acessos e informações também aumenta. Essa ação pode culminar em um prejuízo maior para o folião do que simplesmente o valor do aparelho.
Por isso, além de ficar alerta, segue algumas recomendações da NetSafe Corp, empresa de segurança da informação, para curtir o Carnaval mais tranquilo:
- Utilizar a Pasta Segura do celular: com ela é possível guardar arquivos e documentos de forma segura, sendo necessária uma senha para acessar. Muitos celulares já possuem essa função. Para aqueles que não têm, existem aplicativos que exercem essa função.
- Ativar a autenticação de dois fatores: é uma camada extra de segurança para aplicativos e contas. Essa autenticação pode ser feita através de códigos enviados ao número desejado ou PIN/pergunta secreta. Assim, o agente mal-intencionado não consegue mudar a senha dos aplicativos, por exemplo.
- Desabilitar visualização de mensagens com o celular bloqueado: não exiba o conteúdo das mensagens recebidas com o celular bloqueado, se as mensagens forem exibidas sem desbloqueio do aparelho, mesmo que cabeçalho da mensagem, podem ajudar o bandido a conseguir códigos de autenticação e iniciar o processo de roubo de informações;
- Dificultar o acesse aos aplicativos bancários: não deixe esses aplicativos com a senha salva no aparelho. Além disso, caso seja furtado, entre em contato com o banco e operadora de celular o quanto antes.
- Utilizar aparelho com funções básicas: se possível tenha um segundo aparelho com apps básicas instalado para caso tenha alguma ocorrência de perda do aparelho os aplicativos mais importantes sejam preservados em um aparelho que esteja em segurança.
“Temos cada vez mais que nos preocupar com nossas informações, nossos dados, acesso aos nossos perfis e obviamente com nossos sistemas de acesso as informações financeiras. A facilidade da vida digital em especial com os aparelhos celulares elevou os nossos níveis de acesso e gerenciamento de tal forma que hoje é muito raro necessitar de presença física em algum lugar para transacionar quantidades grandes de dinheiro. Temos de nos ater a isso, não é um simples aparelho de fotografia (usa-se mais para fotos do que para ligar!), esse maravilhoso equipamento é “você” virtual, ele te identifica e autoriza as mais inúmeras ações. Cuide dele com muito carinho e zelo, o estrago financeiro, pessoal e profissional pode ser muito grande caso alguém não autorizado utilize sem a sua permissão”, adverte Waldo Gomes, Diretor de Marketing e Relacionamento da NetSafe Corp.