O que é VPN? Utilize para reforçar a segurança da sua empresa

Category :
cibersegurança,empresa,vpn
Author :

Uma das soluções mais comuns para a proteção da privacidade de dados é chamada de Virtual Private Network (VPN). Ela é responsável por criptografar dados também pessoais – cerca de 60 milhões de brasileiros adotam a prática, segundo a NordVPN -, e ocultar o endereço de IP em uma rede de internet pública.

No meio corporativo, a ferramenta é lembrada por permitir que funcionários remotos acessem as redes internas da empresa ou a intranet em segurança. 

Quer saber mais sobre como a VPN fortalece a proteção cibernética do seu negócio? Continue neste artigo! 

Criptografia, monitoramento e acesso seguro 

Uma VPN cria uma conexão segura e criptografada entre o dispositivo que você está usando e um servidor remoto operado por ela. Isso significa que, ao usar uma VPN em home office, por exemplo, seus dados são transmitidos por meio de um túnel seguro, protegendo-os de olhares indiscretos.

Com a ferramenta, os funcionários podem acessar remotamente os recursos da empresa de forma segura, independentemente de estarem trabalhando em um café Wi-Fi ou em casa. Além disso, as VPNs permitem conteúdo online restrito geograficamente, se assim for configurada. 

Como utilizar uma VPN em sua empresa?

Após optar pelo provedor ideal às necessidades do seu negócio, levando em consideração desempenho e escalabilidade, estabeleça diretrizes claras para o uso, incluindo quem tem permissão para acessá-la, quais dispositivos podem ser usados e quais atividades são permitidas.

A educação dos funcionários é o próximo passo. Palestre sobre a importância da segurança cibernética e como o uso correto da VPN protege os dados da empresa e dificulta casos de espionagem.  

Contudo, vale lembrar que mesmo a utilização mais coerente da VPN ainda não é o suficiente para manter a integridade dos processos, já que ela não atua na resolução de falhas de segurança.

Dessa forma, conte com a solução MXDR, da NetSafe Corp, que atua de modo em que é possível identificar todas as que existem por meio da automação baseada em regras e investigações humanas. No caso de ciberataque, o seu processo de recuperação pode ser muito mais fácil.