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Governança de segurança da informação: por que é relevante?

Governança de segurança da informação qual sua importância

Quando falamos de gestão ou governança dentro do ambiente corporativo, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é uma pessoa ou uma equipe responsável pelas decisões. Pontos-chaves que podem mudar a realidade de uma empresa. Mas, na transformação digital, a governança de segurança da informação ganha cada vez mais destaque. E ela esta diretamente relacionada à criação de diretrizes.

Os dados se tornaram um ativo valiosíssimo para as empresas. Como resultado dados internos, dos clientes, da concorrência, projetos e metodologias tornaram-se ainda mais importante. Contudo, eles se fundamentais para um retorno satisfatório para as decisões. Por isso, a governança da segurança da informação garante a integridade e privacidade dessas informações.

O que é a governança da segurança da informação?

A segurança da informação é um sistema impulsionado por todos os colaboradores de uma empresa. Para isso, é crucial que haja uma diretriz a ser seguida. Simplificando, é uma estrutura de governança que deve ser elaborada por um gestor.

A governança da segurança da informação integra a governança corporativa. Sendo assim, caracteriza-se pela criação de um direcionamento estratégico. Assegura que os objetivos sejam atingidos, gerenciando riscos, monitorando o êxito ou falha no programa de segurança corporativo.

Pode ser por meio de conselho de administração, por uma gestão executiva, comitê diretivo ou ambos. A governança da segurança da informação exige planejamento estratégico e boas decisões.

A importância da governança de segurança da informação

A governança da segurança, portanto, é o conjunto de políticas, métodos, normas que unidos indicam a forma como a empresa deverá ser administrada. Ou seja, independente do tipo de governança, todas apresentam os três pilares básicos:

  • avaliar;
  • medir;
  • dirigir.

O COBIT 5, um documento que reúne boas práticas para a governança de TI, afirma que há uma diferença clara entre a gestão e a governança de TI. Enquanto na governança as atividades principais são avaliar, medir e dirigir, na gestão há o planejamento, execução e monitoramento das atividades.

Isso será feito de acordo com o direcionamento da estratégia.  A meta é que os objetivos do setor sejam atingidos, sempre de acordo com o direcionamento determinado pela governança. Sendo assim,  a gestão foca mais nas atividades operacionais e a governança define as diretrizes.

Como implementar na sua empresa?

Entenda que as áreas devem ser correlatas. Reúna dos gestores de tecnologia, de estratégia e toda a liderança para estruturar a governança corporativa e de segurança da informação.

Nós, da NetSafe Corp, preparamos o passo a passo para você:

  • Alinhe todos os setores;
  • Adote uma abordagem baseada em riscos;
  • Defina uma estratégia de investimento em segurança da informação;
  • Assegure conformidade com os requisitos internos e externo;
  • Promova um ambiente positivo;
  • Analise o seu desempenho;
  • Crie as bases para a gestão da segurança da informação.

Entretanto, vocês vão precisar de apoio de especialistas para implementar, revisar e manter em funcionamento essa área. É por isso que a NetSafe Corp mantém um time de especialistas e consultores para apoiar em todas as etapas da governança de segurança.