(11) 5504-9155 | (61) 3030-3333 | (81) 2122-3029​

Por dentro da cibersegurança: quais são as diferentes funções do time de segurança? 

Cibersegurança

Você já parou para pensar em quantos dados você fornece, por exemplo, para lojas online? Endereços, número de cartão, senhas e outras informações são considerados sigilosos e devem ser protegidas. O mesmo acontece com dados de empresas e governos. E para isso, eles podem contar com o time de cibersegurança! É com ela e com seu time de segurança que irão garantir que as informações sejam protegidas e que apenas pessoas com autorização possam acessá-las. 

Por meio de softwares, hardwares e redes, a cibersegurança protege a infraestrutura completa dos sistemas de uma empresa, evitando que ocorram os ataques cibernéticos. Dessa forma, previnem-se possíveis problemas da gestão de informações feitas pelas máquinas, sendo possível o armazenamento de dados entre elas. Ou seja, as informações são guardadas de forma segura e com back-ups recorrentes, para que não sejam perdidas.  

Entretanto, para que isso aconteça, é necessário contar com um time de especialistas que entendam do assunto na prática. E mais: que conheçam as diferentes funções exercidas por um time de segurança. Por isso, listamos as áreas que integram a cibersegurança e quem são os profissionais 

  • Analista de segurança cibernética 

É o responsável pela proteção das redes e dados da empresa. Além disso, o analista também gerencia todas as medidas de segurança em andamento, responde às violações de segurança e protege os computadores dos funcionários e o hardware da empresa. 

  • Engenheiro de segurança 

Os engenheiros de segurança são responsáveis por planejar e executar a estratégia de segurança da informação de um negócio. Em alguns casos, também podem ser os responsáveis pela documentação da postura de segurança da empresa ou quaisquer outras medidas de segurança tomadas sob sua supervisão. Os engenheiros de segurança são mais defensivos do que os analistas. 

  • Consultor de segurança 

É o responsável pela avaliação da postura de segurança de uma empresa. O consultor tem como base um contrato, atuando como consultor para outros funcionários de TI. O seu objetivo é o gerenciamento de ameaças cibernéticas. Ou seja, planeja, testa e gerencia – com frequência – as interações iniciais dos protocolos de segurança da empresa. Por esse motivo, os consultores tendem a estar fora da organização, enquanto os analistas são internos. 

  • Analista avançado de ameaças 

É a área responsável pelo monitoramento dos computadores e tem o objetivo de impedir o acesso não autorizado a sistemas e arquivos. Os analistas avançados e ameaças também fornecem relatórios à liderança sênior que envolvem as capacidades técnicas de defesa da empresa. 

  • Avaliador de segurança da informação 

O avaliador analisa e faz recomendações sobre a postura de segurança da companhia. Essa análise é feita por meio de entrevistas com funcionários da TI e da observação da segurança da rede. Além disso, testa as vulnerabilidades da mesma e analisa  as políticas e procedimentos de segurança da empresa. 

  • Testador de penetração 

Nesta função, o especialista é contratado para hackear as redes de computadores da empresa com permissão legal. Dessa forma, é possível obter informações sobre quais são as vulnerabilidades, para que sejam feitas as recomendações que ampliem a segurança da mesma. 

  • Gerente de segurança da informação 

O gerente é quem irá desenvolver políticas e procedimentos que possam proteger a rede da empresa. Sendo também o responsável por supervisionar os analistas, bem como garantir que a empresa esteja de acordo com os padrões e normas de segurança da informação. E, por serem gestores, são responsáveis por contratar e treinar novos profissionais. 

  • Diretor de segurança da informação 

Por ser uma posição executiva de nível médio, muitas vezes, representa o objetivo final na carreira de cibersegurança. Este é o profissional o responsável pela supervisão do plano geral de segurança da empresa. Mas ele também cuida das violações de segurança de rede e trabalha em conjunto com outros executivos da empresa, sempre garantindo que as outras áreas cumpram os padrões de segurança estabelecidos. 

Ao chegar no final desse texto, esperamos que você possa ter adquirido novas informações sobre as diferentes funções envolvidas na cibersegurança. ANetSafe Corp traz informações sobre a proteção de dados para que a sua empresa entenda que é preciso ter uma base de segurança da informação, com um time próprio ou alocado, que combina as melhores práticas e soluções para proteger todo o sistema da organização.