Proteja as finanças da sua empresa dos ataques cibernéticos

Category :
ataques cibernéticos,cibersegurança,dados,informações,Proteção,segurança,tecnologia
Author :

Não é novidade que, nos últimos anos, a Transformação Digital tem sido acelerada, principalmente nos dois últimos anos. Somente nos 12 meses de 2021, as antecipações nos investimentos cibersegurança por parte das corporações foram equivalentes ao que era esperado para o período de quatro anos, de acordo com a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas. 

Com os colaboradores majoritariamente em home office, as organizações se  adaptaram para oferecer soluções digitais aos clientes internos e externos, de forma que continuassem a operar mesmo com os times fora do ambiente corporativo.   

Embora os investimentos com os modelos digitais tenham aumentado, muitos gestores não se preocuparam com a proteção das informações, que agora estão na rede. 

Seguindo a mesma linha de crescimento de inserção tecnológica nos processos, houve o aumento, em paralelo, de invasões por parte de hackers em busca de dados preciosos. 

Esses ataques cibernéticos podem causar inúmeros prejuízos, que vão desde perdas financeiras até situações as quais colocam a reputação da marca em risco.  

Isso porque, ao ter seu canal invadido, pode acontecer de os dados serem vazados, movimentações bancárias serem executadas ou mesmo informações secretas serem expostas. 

Os principais tipos de invasão são por: 

  • Malware; 
  • Phishing; 
  • Ataque por “Man in the Middle”; 
  • Ataque DDoS (denial-of-service); 
  • Exploração de dia zero; 
  • Injeção de Linguagem de Consulta Estruturada (SQL); 
  • DNS de tunelamento; 
  • Cryptojacking. 

 

Nesse sentido, além do desvio de dinheiro, a imagem da empresa fica manchada perante consumidores e investidores. Logo, a confiança se torna frágil e a tendência é que haja uma depreciação do negócio. 

Diante desse cenário, houve um aumento da preocupação dos empresários em garantir a cibersegurança aos ativos digitais de suas companhias. Logo, 83% das organizações brasileiras pretendem investir em cibersegurança ainda neste ano, conforme o estudo “Digital Trust Insights 2022” (PwC),  

Com o intuito de evitar todas as possibilidades e as consequências dessas invasões, você precisa utilizar a tecnologia a favor da empresa e aproveitar ao máximo todas as oportunidades de melhorias e de ganho.  

Confira as principais dicas para construir uma infraestrutura de cibersegurança e proteger as finanças da empresa: 

Plataformas que protegem e simulam ataques cibernéticos 

A partir de uma simulação de ataque, algumas plataformas conseguem verificar e identificar as maiores falhas e vulnerabilidades dos seus sistemas.  

Assim, essas soluções digitais, que são grandes aliadas na cibersegurança, mapeiam e protegem as possíveis entradas de invasões. Além disso, apontam as fragilidades e desenvolvem planos de ação de como impedir essas possíveis invasões. 

Programas de cibersegurança 

Com uma visão mais interna acerca da cadeia produtiva da sua empresa, procure estabelecer, junto à equipe de TI ou com fornecedores, implantar um sistema de proteção integrado.  

Dessa forma, a ideia é garantir uma ampla organização e entendimento de como é cada procedimento e assegurar que todas as informações passadas dentro da sua companhia estejam protegidas. 

Na prática, você precisa compreender o comportamento dos colaboradores e o funcionamento de todas as atividades, a fim de desenvolver uma solução que ofereça segurança dentro das diretrizes e permissões.  

Treinamentos 

Outra maneira de garantir a proteção dos ativos digitais da empresa é oferecer treinamentos aos seus colaboradores. Com isso, você pode trabalhar tanto a linha preventiva, como situações em que o ataque é iminente. 

Um grande exemplo nesse sentido é o Phishing, em que o criminoso envia um e-mail falso com o intuito de roubar dados e informações pessoais e da empresa.  

Com isso, muitos colaboradores acabam clicando nos links e se tornando vítimas desse tipo de fraude. Porém, é possível identificar, a partir dos detalhes, que se trata de uma tentativa de golpe.  

Na maioria dos casos, esses e-mails contêm erros ortográficos e URL suspeita, além de também estarem associados à grandes marcas. 

Portanto, capacite os funcionários para que entendam onde estão os possíveis riscos e explique os métodos de como evitar essa situação. Além disso, garanta que saibam agir no momento do ataque e o que deve ser feito após esse acontecimento. 

Prevenção aos ataques cibernéticos 

Diretamente ligados à gestão de risco, certos processos de prevenção podem ser executados para que sua empresa possa mitigar as invasões. 

Ações como monitoramento frequente dos dados, verificação dos códigos de sistema e confirmação do bom funcionamento dos servidores cloud podem ser alternativas para prevenir que hackers acessem suas informações. 

Gestão contínua das tecnologias 

Não basta implementar ações de proteção e não as gerenciar. Com tantos perigos eminentes, é importante que você tenha parcerias para te atender com essa questão. 

Nesse sentido, conte com empresas que ofereçam soluções para otimizar seus processos e ofereçam segurança aos seus dados, que são bens valiosos. Assim, busque prestadoras especializadas que irão atuar como grandes aliadas na implementação e gerenciamento de tecnologias. 

Agora, que você sabe a importância de proteger cada informação da sua empresa, conheça as soluções personalizadas oferecidas pela NetSafe Corp, que possui profissionais habilitados e preocupados em garantir a cibersegurança que o seu negócio precisa.